968565471077145
top of page

4 hábitos dos líderes mais criativos do mundo


A criatividade é um ingrediente essencial da inovação, liderança e comunicação, mas as ideias revolucionárias não aparecem sob demanda. Em vez disso, a criatividade requer as condições certas para florescer.


O premiado autor Walter Isaacson diz que muitas vezes é questionado sobre quem, entre os líderes contemporâneos de hoje, ele colocaria na mesma categoria de suas referências históricas: Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Steve Jobs.


A resposta de Isaacson? O fundador da Amazon, Jeff Bezos. “Eles eram todos muito inteligentes, mas não era isso que os tornava especiais”, diz Isaacson. “O que vale é ser criativo e imaginativo. É isso que torna alguém um verdadeiro inovador.”


O fundador da Amazon, Jeff Bezos e muitos outros líderes criativos cultivaram quatro hábitos para serem criativos.


1. Mantenha-se ativo

Nossos ancestrais andavam — muito. De acordo com o biólogo molecular John Medina, da Universidade de Washington, o cérebro humano evoluiu de nossos ancestrais evolucionários que caminhavam até 12 quilômetros por dia. Isso significa que aprendemos e pensamos melhor quando estamos ativos ou em movimento.


Muitos empreendedores criativos estão constantemente em movimento. Por exemplo, Steve Jobs era famoso por passear com as pessoas para debater novas ideias. Portanto, esteja você trabalhando em casa ou no escritório, afaste-se de sua mesa de tempos em tempos. O movimento pode desencadear suas melhores ideias.


2. Deixe suas paixões escolherem você

Quando Jeff Bezos tinha cinco anos, ele viu Neil Armstrong pisar na lua. Isso desencadeou uma paixão ao longo da vida para explorar o espaço. Relembrando esse evento, Bezos disse: “Você não escolhe suas paixões. Suas paixões escolhem você.”


De acordo com Bezos, a chave é estar atento às oportunidades quando sua paixão e talentos se cruzam. Bezos está articulando uma abordagem muito diferente do conselho padrão para “encontrar sua paixão”.

Quando se trata de encontrar propósito e paixão em sua carreira, pare de perseguir e comece a ouvir.


3. Seja um aprendiz e não um sabe-tudo

Bezos é um leitor voraz, hábito que compartilha com muitos líderes de sucesso, do bilionário Warren Buffett ao CEO da Microsoft, Satya Nadella.


Nadella diz que existem dois tipos de pessoas: sabe-tudo e aprende-tudo. Ele argumenta que estes últimos estão em uma posição mais forte para ter carreiras de sucesso. Sua observação ecoa um dos princípios de liderança da Amazon: aprender e ser curioso. Os líderes nunca terminam de aprender e sempre procuram melhorar a si mesmos.

No momento em que você para de aprender, você para de crescer.


4. Cultive uma mentalidade ilimitada

Pessoas de sucesso são sonhadoras e realizadoras. Bezos diz que o mundo quer que você seja um típico realizador de mil coisas ao mesmo tempo. “Não deixe isso acontecer”, aconselha.

É fácil ser como todo mundo, ser típico e manter o status quo. Mas a maioria dos líderes criativos são bem-sucedidos porque vê um problema que precisa de uma solução.


Os problemas, muitas vezes, vêm na forma de frustrações pessoais. Por exemplo, quando uma companhia aérea cancelou uma viagem às Ilhas Virgens Britânicas, um passageiro chamado Richard Branson sentiu a frustração de não poder ver sua namorada que o esperava. Então, ele perguntou aos outros passageiros se fariam uma “vaquinha” para fretar um avião. Chegaram ao destino a tempo.


Branson não tinha experiência no setor aéreo, mas decidiu iniciar uma de qualquer maneira. Essa é uma mentalidade ilimitada. Você pode não ter contatos, dinheiro ou experiência para atingir seus objetivos hoje, mas dar pequenos passos na direção de seus sonhos o aproximará a cada dia. Os únicos limites que vão atrapalhar são aqueles que você impõe a si mesmo.


“A ideia de ir à lua era tão impossível que as pessoas realmente a usavam como uma metáfora para a impossibilidade”, escreveu Bezos certa vez. “O que eu espero que você tire disso é que qualquer coisa que definir em sua mente, você pode fazer.”


Fonte

https://forbes.com.br/carreira/2022/10/5-habitos-dos-lideres-mais-criativos-do-mundo/

bottom of page