968565471077145
top of page

4 razões para praticar a gratidão no trabalho


A Disney pode ser uma grande empresa de mídia hoje em dia, mas você sabia que ela começou fazendo filmes nos fundos de uma imobiliária?


O Google também começou pequeno. Alguns de seus anos de formação foram gastos na construção da empresa em uma pequena garagem. Os cofundadores, Larry Page e Sergey Brin, disseram que nunca poderiam imaginar o sucesso que ele faria.


O cofundador da Nike, Phil Knight, começou vendendo tênis no porta-malas de seu carro, ainda assim, admite que não havia nada mais que preferisse estar fazendo naquela época.

Os primeiros dias dessas que são agora grandes empresas foram significativos e importantes. Porém, também é fácil falar agora, depois que essas empresas obtiveram grande sucesso.


É preciso encarar: pode até ser fácil avaliar as coisas em retrospecto, mas pode ser difícil avaliar onde você está em sua carreira neste exato momento.


Por que é tão difícil ser grato pelo "hoje e agora"?

A gratidão é um desafio para a maioria das pessoas. Aqui estão alguns motivos:


1. Estamos habituados com a negatividade

Quer você se considere uma pessoa otimista ou não, a tendência geral é a negatividade. É o chamado viés da negatividade, em que damos mais importância às experiências negativas do que às positivas.


2. Utilizamos outras pessoas como medida para o nosso sucesso

Essa comparação constante influencia não apenas o humor, mas também pode prejudicar o sentimento de gratidão.


3. Sentimos muita pressão para sermos guiados por objetivos

Há um motivo para haver tantos conselhos sobre como praticar a atenção plena: viver no presente é muito difícil, porque fomos condicionados a estar sempre de olho no que vem a seguir.


4 Razões para ter gratidão profissional no seu momento atual

Há algumas razões muito convincentes pelas quais você deve se parabenizar pelo que está acontecendo em sua carreira agora. Sim, agora (e não na semana, no mês ou no ano que vem).


1. Você está aprendendo muito

Cada experiência pela qual você passa é uma oportunidade de aprendizado, e não apenas das suas habilidades. Cada etapa da sua carreira dá a você informações inestimáveis:

  • De quais tarefas e responsabilidades você gosta?

  • Em que tipo de ambiente de trabalho você é bem-sucedido?

Vale a pena ser grato pelo conhecimento — e você está recebendo uma tonelada disso agora.


2. Você está desenvolvendo seu conjunto de habilidades

Você não está apenas reunindo informações sobre seus valores e preferências, mas também adicionando elementos essenciais ao seu conjunto de habilidades. Cada cargo oferece pequenos e grandes itens que você pode usar para aperfeiçoar seu currículo e aplicar no seu próximo cargo.


3. Você está criando conexões valiosas

Sua rede é (e vai continuar sendo) um dos seus maiores ativos como profissional e é algo que você deve construir em cada etapa de sua carreira. É importante ter gratidão pela equipe de trabalho, e não só por ela.


Chefes, colegas de trabalho, fornecedores, clientes... e assim por diante. São todas pessoas que estão sendo adicionadas à sua rede de contatos que podem ajudar você com referências, entrevistas informativas, acompanhamento profissional, apresentações, conselhos e muito mais.


Não avalie sua carreira com base apenas nas conquistas que você pode colocar no papel. Todos os relacionamentos que você está criando são importantes e merecem reconhecimento.


O agradecimento à equipe de trabalho e a outras conexões é importante. Crie laços e conexões com sua rede, onde quer que ela esteja!


4. Não é possível prever o amanhã

Há mais um motivo para valorizar sua posição atual: ela é tangível. É real. Está acontecendo.


Não importa o quanto você se planeje ou as previsões que faça, o futuro ainda é incerto. Então é bem difícil esperar por ele. Afinal, é difícil sentir gratidão por algo que você ainda não tem.


Em vez disso, pratique a atenção plena e se concentre naquilo que você pode tocar neste momento: sua carreira é onde você está hoje, e você trabalhou duro para chegar aqui.


Aproveite o momento!

Não há dúvida de que pode ser difícil ser grato pelo aqui e agora. Mas é importante lembrar que cada etapa da sua jornada profissional é importante (sim, até mesmo contratempos e decepções inesperados).


Embora uma vontade de futuro profissional possa ser uma coisa boa, você não quer ficar tão obcecado com o ligar para onde está indo a ponto de se esquecer de se parabenizar por onde já chegou.


Todos nós trabalhamos muito para chegar mais longe o possível na carreira. Mas é importante investir um tempo para praticar a gratidão no trabalho.


Fonte:

https://blog.trello.com/br/praticar-gratidao-no-trabalho

bottom of page