968565471077145
top of page

Benefícios da gamificação na aprendizagem

A incorporação da tecnologia na educação colaborou com o desenvolvimento de metodologias de ensino inovadoras, as quais buscam estimular a participação dos alunos e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias, como é o caso da gamificação.


Basicamente, essa prática aplica os princípios dos jogos em áreas diversas como negócios e vida pessoal. Na educação esse método tem o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico, interativo, construtivo e de fácil assimilação para os alunos. Conheça 4 benefícios da gamificação na aprendizagem:

1. Estimula o trabalho em equipe

A gamificação na aprendizagem surge como uma solução para estimular a ação coletiva e colaborativa.


Como a prática trabalha com a ideia de recompensa, os alunos se sentem estimulados a vencer os desafios propostos e, para tanto, precisam desenvolver o trabalho em grupo.


Além do entendimento de que todos são parte do mesmo time, os alunos são estimulados a compartilhar suas opiniões e conhecimentos, contribuindo para o êxito da equipe.


2. Torna o ensino mais atrativo

Uma boa estratégia de gamificação torna o ambiente de aprendizagem mais informal e eficaz. Isso leva a altos níveis de engajamento porque o aluno se diverte enquanto aprende.


3. Permite a segmentação do conteúdo

Em vez de focar em objetivos macro, a gamificação se concentra em objetivos micro. Essas pequenas pílulas de conteúdo ajudam tanto na produtividade quanto na motivação dos estudantes.


Como os conteúdos podem ser divididos entre as etapas, os estudantes precisam acessar várias vezes a mesma informação, mas com finalidades diferentes. Assim, o estímulo à fixação de conhecimento permite que o aluno construa uma visão multifacetada do assunto trabalhado, o que leva a uma compreensão mais profunda do eixo proposto.


4. Colabora com a fixação do conhecimento por meio de canais multissensoriais

Nem todos aprendem da mesma maneira. Existem pessoas cuja aprendizagem ocorre por meio da leitura, enquanto outras conseguem absorver e refletir sobre as informações por meio de recursos audiovisuais.


Durante as etapas do desafio proposto pelo jogo, você pode, por exemplo, acrescentar conteúdos em formato de vídeo e áudio como complementares ao material escrito ou vice-versa.


Conhecimento que dá sorte!

Motivar, engajar e capacitar. Essa é a função do Niduu, plataforma aderida pelo Grupo Esser para qualificar os colaboradores do Líder Atacadista.


A cada curso realizado, mensalmente cada colaborador irá receber um ticket para inserir em uma urna. Ao fim da campanha, haverá o sorteio de uma viagem para Porto de Galinhas, 2 passaportes para o Beto Carrero e vale compras de R$500,00 por loja ao mês.


Cadastre-se em www.niduu.com/home e confira o regulamento no site lideratacadista.com.br/conhecimentoquedasorte.


Fonte

https://escolasdisruptivas.com.br/steam/gamificacao-na-aprendizagem/#:~:text=A%20gamifica%C3%A7%C3%A3o%20na%20aprendizagem%20surge,desenvolver%20o%20trabalho%20em%20grupo.

bottom of page