968565471077145
top of page

Colaboradores participam de treinamento em operação de empilhadeira

Realizado no Instituto Esser no dia 24 de outubro, colaboradores participaram de treinamento para operadores de empilhadeiras. Na oportunidade, além de exercícios práticos, foram abordados conceito e classificação do equipamento, EPI's e regras de segurança e manuseio, causas de acidentes, área de ação e inspeção do equipamento e normas regulamentadoras.


A NR 11, ou norma regulamentadora número 11, corresponde a regras de segurança cujo foco é dar apoio aos colaboradores que atuam com transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de material. Já a NR 12 é uma norma regulamentadora para definir parâmetros técnicos e normas a serem seguidas para a proteção no uso de máquinas e equipamentos. A NR 12 tem as condições necessárias e, o mais importante, pode prevenir acidentes e doenças no uso de máquinas.


Agora que sabemos que a NR 11 e NR 12 são relativas ao treinamento para operadores de empilhadeiras, qual a importância da capacitação para a segurança do trabalhador e o correto transporte de carga pelas empilhadeiras?


As Normas Regulamentadoras 11 e 12 indicam como é a condução segura de máquinas e equipamentos. Os profissionais precisam ser instruídos ao operar máquinas para que preservem sua segurança nas rotinas laborais. As normas possuem recomendações que evitam acidentes de trabalho e fazem com que operadores consigam a melhor performance das máquinas.


Os procedimentos da NR 11 e da NR 12 recomendam que as empilhadeiras sejam conduzidas através de uma direção segura. As capacitações devem fazer com que operadores zelem pela segurança das outras pessoas, da sua própria, dos equipamentos e instalações.


Referências

https://www.consultoriaiso.org/o-que-diz-a-nr11-e-nr12-sobre-o-treinamento-para-operadores-de-empilhadeiras/

https://www.pontotel.com.br/nr-11/

https://www.pontotel.com.br/nr-12/

bottom of page