968565471077145
top of page

Curiosidade é uma soft skill essencial

Me tornei piloto de aviação privada há cerca de um ano. Foi um sonho de vida conseguir minha licença e agora estou alugando aviões e voando pela Nova Inglaterra nos fins de semana. Foi uma experiência tão incrível que decidi escrever um livro sobre isso. Parte memórias, parte manual de instruções. Tenho cerca de 300 páginas prontas e espero encerrá-las em breve.


No livro, enfatizo que você não precisa ser um sábio para ser um piloto. Claro, há muito a aprender, e muito disso é técnico. Mas você não precisa ter um super Q.I. para pilotar um avião. Você precisa, no entanto, ter uma característica: curiosidade sobre tudo. Sem curiosidade, é impossível passar pelo treinamento.


Por quê? Porque um aluno de pilotagem precisa aprender sobre meteorologia, motores alternativos, aerodinâmica, eletrônica, navegação e uma centena de outras coisas. Uma pessoa que não gosta de se perguntar: “Como isso funciona?” ou “Por que isso é verdade?” não irá muito longe. Sem curiosidade, é impossível ficar engajado o suficiente para passar por todos os estudos e treinamento de voo.

Pensamento crítico só existe nos curiosos

A curiosidade não é útil apenas quando se aprende a voar. É importante se você quiser ter sucesso profissional. Sem curiosidade, você não vai desenvolver o pensamento crítico. E o pensamento crítico é uma soft skill que os empregadores valorizam muito, mas têm dificuldade em encontrar, conforme observado pela Society for Human Resource Management. O que é pensamento crítico e como ele está conectado à curiosidade?


Aprendemos sobre o pensamento crítico em nossos primeiros dias de escola. Nós apenas o chamamos por um nome diferente: o método científico. O método científico trata de observar algo, desenvolver uma hipótese sobre por que é do jeito que é, experimentar para entender se sua hipótese está certa e, em seguida, ajustar seu pensamento conforme necessário até chegar a uma “verdade”. O método científico é um roteiro para o pensamento crítico.


O valor da curiosidade nas empresas

A curiosidade é tão importante no ambiente profissional quanto no científico. Mas acho que é ainda mais importante no seu dia a dia. A curiosidade é um músculo que você deve exercitar para manter seu pensamento crítico afiado. Infelizmente, poucas pessoas exercitam esse músculo. Não sabe como? É fácil. Faça a pergunta que incluí no último parágrafo: “Por que isso?” Mas não faça apenas a pergunta; tente respondê-la. Mesmo que você saiba que sua resposta está errada. Sua resposta é sua hipótese. Faça o seu melhor palpite. Em seguida, encontre um livro, artigo ou vídeo que responda à sua pergunta.


Eu faço isso toda hora. Ultimamente, me pergunto por que os clientes de restaurantes drive-thru parecem receber mais atenção do que os clientes do restaurante.


Eu me pergunto por que, quando você está em uma passagem esperando para embarcar em um avião, às vezes um motor liga e abaixa um pouco o jetway. (À medida que o avião fica mais pesado com os passageiros, ele afunda em seus suportes, de modo que o jetway deve ser abaixado periodicamente para mantê-lo nivelado com a porta de embarque.)


Essas perguntas exercitam esse músculo do pensamento crítico. E isso é útil. Certifique-se de fazê-lo todos os dias. Seja curioso sobre as coisas ao seu redor. Observar.


E, se você quiser uma vantagem inicial, considere esta pergunta: por que os astronautas não têm peso? Vou te dar uma dica: não é porque eles não são afetados pela gravidade. Desenvolva sua hipótese.


Fonte: https://forbes.com.br/carreira/2023/01/voce-e-curioso-curiosidade-e-uma-soft-skill-essencial-para-sua-carreira/

bottom of page