968565471077145
top of page

Dicas para você estabelecer suas metas


Para dar um gás nas metas de 2023, vamos trazer uma série de três dicas de automotivação. Essa é a capacidade de manter estímulos internos e minimizar os obstáculos no caminho para um objetivo.


E Luiz Gaziri, professor da MBE Unicamp e FAE Business School e autor de Ciência da Felicidade, dá as dicas com base em descobertas científicas.


1. E a primeira dica é: faça o seu pacote de tentações!


Seja, por exemplo, fazer exercícios regulares, sua meta vai envolver alguma tarefa que não é agradável. Para vencer essas pedras no caminho, a pesquisadora comportamental Katy Milkman, da Wharton School, criou o conceito do “pacote de tentações”.


A ideia dela é condicionar atividades prazerosas com as tarefas mais árduas. Por exemplo, você só poderia ouvir suas músicas favoritas enquanto faz exercícios físicos.


“Você aumenta suas chances de agir se ligar a atividade a algo que traz prazer”, explica Gaziri.


Quer manter sua automotivação e alcançar suas metas esse ano? Então se prepare para fazer planos detalhados e cheios de intenção.


2. A palavra-chave aqui é a intenção. Em sua pesquisa, o psicólogo Peter Gollwitzer, da Universidade de Nova York, descobriu que ao detalhar uma meta com uma “intenção de implementação”, há maior chance de cumpri-la.


Assim, no lugar de determinar algo vago, como “vou na academia duas vezes na semana”, a dica é pensar na rotina completa: “Se eu acordar cedo, então vou à academia” ou “Quando eu terminar o trabalho, vou atualizar o meu currículo”.


Outra dica é mudar comportamentos anteriores à tarefa que quer fazer. Segundo Luiz Gaziri, essa é a parte de criar planos específicos que começam antes da ação desejada, o chamado “plano baseado em pistas”.


“Se você quer ir cedo na academia, você precisa acordar cedo, ir dormir cedo e deixar as roupas preparadas perto da cama. Isso aumenta suas chances de se motivar”, diz o professor.


3. Quer realizar seus planos? Então está na hora de pensar em todas as possibilidades! Pode parecer estranho, mas o poder de equilibrar o pensamento e considerar o lado negativo foi uma das grandes descobertas da pesquisa da Gabriele Oettingen, professora de psicologia da New York University.


“Ela [Oettingen] chamou a descoberta do contraste mental, pensar positivo, ter um plano, e também pensar negativo, nos obstáculos”, explica Luiz Gaziri.


A pesquisadora desenvolveu uma ferramenta para ajudar as pessoas a atingirem suas metas: a WOOP, traduzida para o português como DROP. Veja o que significa e como usá-la:


D = Desejo. O que você deseja alcançar? É hora de colocar no papel sua meta.

R = Resultados. É a vez de pensar positivo, reforçando as coisas boas que vão acontecer se você chegar ao seu objetivo.

O = Obstáculos. Aqui entra o pensamento negativo. O que pode dificultar sua trajetória? Coloque no papel para fazer seu contraste mental.

P = Plano. Se existem dificuldades, também existem soluções. Aqui você lista as ações para vencer os obstáculos.


Comments


bottom of page