Eleições para a CIPA são realizadas em Imbituba

Colaboradores elegeram os representantes da comissão

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes procura tornar o trabalho compatível com a preservação da saúde e da vida de cada funcionário. Para formar a CIPA, deve-se passar por um processo de eleição, e os colaboradores do Líder Atacadista participaram da votação para escolherem os representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em Imbituba, no dia 19 de julho de 2022.


Funções da CIPA

A CIPA ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regulamentada pelo NR-05. Seu objetivo é a prevenção de doenças e acidentes no ambiente de trabalho para preservar a vida e a saúde dos colaboradores. Dentre suas principais funções, destacam-se:

  • identificação dos riscos no ambiente de trabalho;

  • discussão de situações de riscos;

  • elaboração de mapas de riscos;

  • elaboração do plano de trabalho com ações preventivas e corretivas;

  • divulgação aos colaboradores das informações relevantes;

  • promoção do cumprimento das normas regulamentadoras;

  • verificação periódica das condições trabalhistas e do ambiente;

  • avaliação do cumprimento das metas traçadas;

  • colaboração no desenvolvimento e implementação dos programas de saúde e segurança no ambiente de trabalho, como PCMSO e PPRA;

  • promoção da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho em parceria com SESMT;

  • participação em Campanhas de Prevenção da AIDS.

Segundo o item 5.2 da NR-05, todas as empresas que possuem trabalhadores como empregados devem ter uma CIPA. Caso o estabelecimento não se enquadre nesse requisito, poderá designar um responsável para o cumprimento desta NR.s representantes da comissão.

A importância da CIPA para a empresa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é importante para assegurar que o local de trabalho esteja em condições ideais para cada função. É um instrumento de proteção à saúde e segurança eficiente, pois atua diretamente dentro da empresa.


Com as medidas da CIPA, o negócio e os colaboradores são beneficiados. As principais vantagens são: cumprimento de normas e regulamentos exigidos por lei, o que diminui os passivos trabalhistas e aumenta a qualidade vida dos trabalhadores.


Portanto, o ambiente de trabalho fica mais seguro com a minimização dos riscos, por meio de uma fiscalização mais eficiente. Além de melhoria no clima organizacional que afeta a confiança, satisfação e produtividade dos colaboradores.


CIPA rotina e funcionamento

A CIPA terá reuniões ordinárias mensais durante o expediente normal da empresa. Já as reuniões extraordinárias ocorrerão quando houver denúncia de risco grave e iminente, que necessitam de ações corretivas de emergência, ocorrência de acidente de trabalho grave e solicitação expressa por uma das partes representantes.


Cabe aos colaboradores participar da escolha dos seus representantes, colaborar com a gestão da CIPA, indicar situações de riscos e sugerir melhorias para as condições de trabalho e aplicar as recomendações recebidas pela comissão.


Por fim, para que funcione com sucesso, é necessário que colaboradores e empregadores se empenhem nos projetos desenvolvidos pela comissão. Agora que você já sabe sobre a importância da CIPA para o Líder Atacadista, coloque em prática as orientações que a CIPA da sua loja replica para você!

Fontes: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/ctpp-nrs/norma-regulamentadora-no-5-nr-5 https://www.primeocupacional.com/voce-sabe-qual-a-importancia-da-cipa-entenda-suas-atribuicoes/#:~:text=A%20Comiss%C3%A3o%20Interna%20de%20Preven%C3%A7%C3%A3o,e%20os%20colaboradores%20s%C3%A3o%20beneficiados.