968565471077145
top of page

Entenda o que é uma conta corrente

A conta corrente é uma conta bancária que pode ser utilizada por pessoa física e pessoa jurídica, administrada por uma instituição financeira. Esta modalidade de conta te oferece fácil acesso ao dinheiro e é uma opção para quem precisa de praticidade com uso diário da conta.


Com isso, algumas instituições financeiras oferecem a conta corrente como conta de depósito, o que pode ser feito de forma gratuita ou não, e de forma conjunta ou individual. Isso dependerá de cada instituição financeira e do seu modo de trabalho.


Vale lembrar que a conta corrente pode ser aberta por você em qualquer instituição de sua escolha, mas no processo de cadastro você pode passar por uma avaliação do seu histórico de crédito.


Desta maneira, o banco pode te oferecer cartão de crédito, empréstimos, entre outros.

Conheça as vantagens da conta corrente

Algumas instituições financeiras oferecem vantagens em abrir uma conta com eles, seja ela uma conta corrente, salário ou poupança. Algumas instituições oferecem benefício como:

  • tarifa menor (algumas instituições não cobram tarifas para TED e DOC, por exemplo);

  • cheque especial;

  • débito automático para pagamento de boletos;

  • empréstimos;

  • liberação de crédito;

  • mais facilidade para usar o banco, como através de aplicativos ou internet banking).

5 tipos de conta corrente

Gratuita

Esse modelo de conta corrente não irá te cobrar “taxas de manutenção”. Ela é um direito de qualquer pessoa física, e neste modelo o cliente tem o pacote mínimo de serviços oferecidos.


Contudo, ele poderá ser cobrado caso utilize algum outro serviço oferecido pela instituição que esteja fora do pacote.

Estudantil/ Universitário

Não muda muita coisa da conta corrente comum, mas o que pode acontecer é o cliente ter taxas reduzidas em alguns serviços específicos, ou ficar isento de algumas tarifas como saque, anuidade, etc.

Conjunta

Nesse modelo, a conta corrente é igual à conta tradicional, sendo a única diferença o fato que duas pessoas físicas ou jurídicas têm acesso à mesma conta. Esse é um tipo de conta muito procurado por casais, pais e filhos.

Mensal

A conta corrente mensal é utilizada por usuários que fazem pagamentos de taxa mensal ou manutenção de serviços.

Normalmente quem tem esse tipo de conta tem um pacote de benefícios diferente, como saques grátis, transferências ilimitadas, entre outros.


E qual a diferença entre conta corrente e conta poupança?

A conta poupança é mais utilizada para guardar dinheiro, considerando que você pode ter uma rentabilidade em cima do valor guardado.


A vantagem em ter uma conta poupança é que ela pode render algo sobre o dinheiro depositado nela, por isso ela é mais utilizada para poupar dinheiro do que movimentá-lo.

Assim, a conta corrente é mais utilizada para transações financeira diárias e não para guardar dinheiro e ter rendimento sobre eles. Ou seja, ambas as contas são de fácil abertura em bancos, mas com finalidades diferentes.


Fonte

https://neon.com.br/aprenda/financas-pessoais/diferenca-entre-conta-corrente-conta-salario/

Comments


bottom of page