A ginástica laboral é uma prática de exercícios físicos de curta duração para serem realizados durante a jornada de trabalho
A Ginástica Laboral é uma prática de exercícios e atividades físicas para aliviar o stress, ansiedade e dores, considerados leves durante a jornada de trabalho.
A prática pode durar entre 5 a 10 minutos e é feita para o aumento de qualidade e motivação entre colaboradores.
Respiração
A respiração é extremamente importante e deve ser observada durante todo o dia. Procure realizar uma respiração mais profunda, isso irá ajudar a relaxar os seus ombros e o pescoço.
Na prática: sente-se em uma posição confortável, com a coluna ereta, feche os seus olhos e faça no mínimo cinco inspirações e expirações profundas e conscientes. Elas devem ser realizadas de forma vagarosa, o que será importante para o relaxamento muscular e para acalmar os ânimos.
Conte até cinco durante a inspiração, e conte até cinco novamente durante a expiração.
Alongamento para os braços
Com os ombros relaxados e a postura ereta, leve seus braços para trás da cadeira e tente juntar suas mãos por alguns segundos. À medida que você for ficando mais flexível, passe a segurar os próprios punhos, antebraços ou até os cotovelos.
Depois, solte os braços e os eleve acima de sua cabeça, entrelaçando os dedos e puxando as mãos para o alto como se estivesse se espreguiçando. Após relaxar, apoie as mãos entrelaçadas atrás da cabeça e leve seus cotovelos para trás, ficando nessa posição por alguns segundos.
Alongamento especial para evitar L.E.R.
A digitação constante abre espaço para tendinites e outras lesões de esforço repetitivo (L.E.R.) que podem ser evitadas com estas dicas de exercícios laborais para fazer sentado, promovendo o relaxamento e a melhoria da circulação nas áreas envolvidas.
Um dos melhores exercícios para isso é levar os braços à frente e esticar as pontas dos dedos de uma mão para cima, como se estivesse fazendo um sinal de “não avance”, enquanto a outra mão faz o movimento inverso. Aí, é só alternar a posição das mãos algumas vezes.
Depois, você deve permanecer com os braços esticados e fechar ambas as mãos para realizar giros laterais suaves com a movimentação dos pulsos. Em seguida, você pode mover também os antebraços e cotovelos até sentir toda a região relaxada.
Exercícios para melhorar a circulação e alongar as pernas
Eleve as pernas até ficarem paralelas ao chão e estique a ponta dos pés à sua frente, alongando o peito do pé. Depois, aponte os dedos em sua direção, deixando que o calcanhar se projete frontalmente. Você pode fazer algumas repetições desses movimentos alternando os pés ou mantendo-os juntos.
Ao descer as pernas, deixe seus pés apoiados nas pontas dos dedos e dê alguns impulsos com os joelhos para cima, fazendo com que seus calcanhares se elevem enquanto você mantém o apoio no chão.
Quais os benefícios?
- Previne e combate lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares;
- Evita o sedentarismo, estresse, ansiedade e depressão;
- Melhora a flexibilidade, mobilidade e postura;
- Reduz a sensação de fadiga.
Comments