968565471077145
top of page

Inscrições para eleição de membros da CIPA estão abertas


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, também conhecida pela sua sigla CIPA é o nome que se dá ao conjunto de pessoas designado a discutir e propor soluções para a segurança dos colaboradores.


Seu objetivo é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do colaborador.


As inscrições para os próximos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Líder Atacadista de Tubarão iniciaram no último sábado, 28, conforme o que estabelece a Norma Regulamentadora NR-5, para a Gestão 2023/2024.


Poderão candidatar-se colaboradores regulares que estiverem em pleno exercício de suas atividades laborais. O candidato deverá comparecer na sala do Rh até às 18h do dia 11 de fevereiro para realizar a sua inscrição.


A votação será realizada entre às 11h e 15h do dia 15 de fevereiro, na sala do Rh. A apuração dos votos será a partir das 15h01min no mesmo local, permitindo o acompanhamento dos inscritos interessados. Ao todo, serão 10 membros eleitos.


Eleições em outras lojas

Em Capivari de Baixo e em Sombrio as eleições serão realizadas nos dias 16 e 17 de fevereiro, respectivamente. Para as duas lojas, serão 6 vagas a serem preenchidas pelos colaboradores.


Para Braço do Norte serão 4 vagas e as eleições ocorrerão no dia 25 de abril. No dia seguinte, 26, a votação será realizada em Orleans, também com 4 vagas.


No dia 19 de julho ocorrerá a votação para os 10 membros da CIPA de Imbituba Vila Nova. Em São José, as eleições para os 6 membros será realizada no dia 20 de julho.


Em Laguna, a votação será realizada no dia 20 de setembro. A loja de Imbituba Araçatuba ainda iniciará o processo de implementação da CIPA.


Atribuições da comissão

Cabe à comissão atuar junto aos colaboradores e à própria empresa, a fim de prevenir situações de risco à segurança e à saúde do trabalhador no exercício de suas funções.


Nesse sentido, a comissão assume várias atribuições e promove ações que contribuem para a prevenção de acidentes e danos à saúde no local de trabalho. Entre as principais, estão:

- Identificar riscos existentes nos processos desenvolvidos na empresa, com elaboração do mapa para gestão de riscos;

- Elaborar planos preventivos;

- Participar da implementação e do controle das medidas de prevenção;

- Verificar periodicamente as condições do ambiente de trabalho, observando os riscos para a segurança e para a saúde dos trabalhadores.


A CIPA é uma comissão que resguarda a vida e a integridade da saúde do trabalhador, além de trazer uma série benefícios para a empresa. Por isso, é fundamental a participação e o envolvimento de todos, tanto na formação dela quanto na execução das atividades.

bottom of page