968565471077145
top of page

Treinamento de operação de empilhadeira é realizado em Imbituba e Braço do Norte

Operadores de empilhadeiras devem ser capacitados adequadamente para que possam transportar, empilhar e desempilhar mercadorias sem ocasionar qualquer tipo de dano. Pensando nisso, foi realizado a capacitação de colaboradores das lojas de Imbituba e Braço do Norte com carga horária de 8 horas.


Quando falamos sobre a qualificação do Operador de Empilhadeira, conhecer todos os requisitos da NR11 e da NR12 é fundamental, pois ambas as normas oferecem parâmetros sobre a condução segura de máquinas e equipamentos.


A NR11 estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho no que se refere ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual.


Já a NR12 tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos estejam seguros para uso, definindo referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, assim como a prevenção de acidentes e doenças laborais.


A NR11 e a NR12 não apenas possuem recomendações que evitam acidentes, como ajudam os operadores a obter o melhor desempenho das máquinas.


Especificamente, a NR 11 e a NR 12 recomendam que as empilhadeiras sejam conduzidas sob os princípios da direção segura. São normas que visam principalmente que os operadores zelem pela sua segurança e de terceiros, preservando também os equipamentos e instalações de seu ambiente de trabalho. Por isso, é importante seguir algumas recomendações a seguir:

1. Apenas operadores qualificados

Somente os funcionários treinados, autorizados e licenciados devem operar equipamentos de manuseio de materiais.


2. Use a roupa correta

Os operadores devem estar adequadamente vestidos com o equipamento de segurança correto.


3. Inspeção dos equipamentos Os equipamentos de manuseio de materiais devem ser cuidadosamente inspecionados e as verificações diárias devem ser feitas antes de iniciar o trabalho.


4. Ambiente operacional

Siga todas as regras, regulamentos e restrições do local de trabalho e opere apenas equipamentos em estradas designadas e áreas especificadas.


5. Estabilidade da carga

Manuseie as cargas com cuidado e verifique-as cuidadosamente quanto à estabilidade e equilíbrio antes de levantar, abaixar ou se mover. A queda de cargas pode causar ferimentos e danos.

Fonte

https://www.hyster.com/pt-br/brazil/suporte-e-recursos/visao-geral-de-seguranca/20-dicas-para-manuseio-seguro/

bottom of page