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Alta performance: como alcançar esse desempenho

Um profissional de alta performance é aquele que aceita desafios, se dedica para realizar metas e entrega resultados – muitas vezes, acima da média. Sua maneira de atuar reflete em produtividade e superação de expectativas.


No mercado de trabalho, ter esse perfil é um grande diferencial na hora de concorrer a uma vaga ou a uma promoção. Já para as empresas, equipes de alta performance são uma das chaves para o sucesso do negócio.

O que é alta performance

A alta performance é um conjunto de características relacionadas ao desempenho em uma tarefa e aos resultados alcançados nela.


Podem tanto ser percebidas em nível individual (um profissional de alta performance) quanto coletivo (uma equipe assim reconhecida).


Entre essas características, estão: organização, disciplina, capacidade de definir metas, determinação e busca incessante por aprendizado e desenvolvimento de habilidades.


Um profissional atinge a alta performance quando é capaz de usar todo o seu potencial para atingir objetivos. Por isso, ele consegue superar os bons resultados e a expectativa que a empresa tinha sobre ele.


Como você deve imaginar, a alta performance é importante tanto para que esse profissional encontre o destaque que deseja para a carreira, quanto para o negócio que o contrata.


É com a formação de times de desempenho elevado que uma organização atinge mais rapidamente as metas e resultados.


Importância da performance para os resultados

A demonstração de desempenho de um profissional se dá pela execução de tarefas, enquanto a performance é o resultado obtido no cumprimento dessas atividades.


Assim, um profissional de alta performance é aquele que consegue cumprir a missão que lhe foi dada, obtendo resultados além do esperado. É o famoso algo a mais.


Características do profissional de alta performance

Para alcançar a alta performance de maneira saudável, é fundamental investir no desenvolvimento ou aperfeiçoamento de determinadas habilidades. Veja a seguir quais são as principais.


1. Motivação própria

É a capacidade de se manter motivado na realização das tarefas do dia a dia. Nesse caso, a pessoa é que vai atrás da atualização e do desenvolvimento contínuos. Essa atitude também resulta em aprendizado mútuo e ainda proporciona satisfação pessoal e coletiva.


2. Criatividade e capacidade de inovação

É o que chamamos de “pensar fora da caixa”, uma pessoa inquieta, que está sempre buscando soluções e melhorias. Para isso, usa a criatividade e inova em vários aspectos.

Ter esse tipo de profissional no time ajuda a empresa a resolver problemas de forma mais ágil e eficaz.


3. Ter paciência e resiliência

Capacidade de se adaptar às dificuldades e contornar rapidamente situações estressantes é um atributo importante. Isso ajuda a transformar problemas e imprevistos em oportunidades. Ser resiliente também implica em reconhecer erros e melhorar para seguir em frente.


4. Saber trabalhar em equipe

É ter consciência da importância da cooperação mútua e do comprometimento com as metas coletivas. Isso ajuda no desenvolvimento da equipe e na afinidade entre colegas, além de ser um passo importante para chegar a um cargo de liderança.


5. Capacidade de tomar decisões e definir metas

É saber a hora certa de decidir o que fazer e como fazer. Definir metas por ordem de prioridade e não optar por fazer primeiro o que é mais complexo. Ser assertivo, planejar estrategicamente de modo a antecipar problemas e conseguir encontrar as soluções.


6. Ter determinação

O segredo aqui é mapear quais são suas metas e objetivos. Isso possibilita saber o que fazer para chegar aonde deseja. Nesse aspecto, também é importante conhecer seus pontos fracos e fortes para entender o que aprimorar e quais habilidades desenvolver.


7. Melhorar sua habilidade de comunicação

Ter uma boa comunicação é essencial para expor ideias com clareza e ser compreendido.

Evita mal entendidos e se torna um diferencial na hora de apresentar projetos em grupo.


O que fazer para atingir alta performance?

Tenha foco

Uma vez que as prioridades estão estabelecidas, é importante não desviar do objetivo.

Um profissional de alta performance se mantém focado. Ele planeja e determina o que precisa entregar e em qual prazo, sem se desvirtuar até concluir a missão.


Invista na melhoria de suas habilidades

Sempre que tiver a oportunidade, faça treinamentos e cursos, vá a eventos da sua área, leia jornais, revistas e artigos. Busque leituras específicas para sua função, mas não deixe de se informar sobre os assuntos em geral. Se você tem pouco tempo livre, a dica é ler algo novo todos os dias. Cursos a distância em instituições confiáveis também são uma boa pedida.


Uma boa oportunidade é realizar os cursos do Niduu, plataforma aderida pelo Grupo Esser para qualificar os colaboradores do Líder Atacadista que desejam aprimorar-se na carreira e adquirir novos conhecimentos.


Seja agradável e positivo

Bom-humor e positividade são contagiantes. Seja a pessoa que, além de comprometida com a empresa, contagia o ambiente de trabalho com uma postura agradável e positiva.

Isso também auxilia no seu desenvolvimento como liderança.


Fonte

https://www.poderdaescuta.com/alta-performance-como-alcancar-esse-desempenho-no-trabalho/

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