968565471077145
top of page

Carreira Líder Atacadista: de repositor a gerente trainee

Como a ascensão profissional consistente contribui para o colaborador e para a empresa


Observar o que acontece ao nosso redor nos traz resultados significativos. E foi assim que o Gerente Trainee de Sombrio Jonas de Souza Machado segue com sua jornada no Líder Atacadista.


Em 2019, Jonas iniciou sua carreira na empresa como repositor. As oportunidades foram surgindo e em seguida ele se tornou Gestor de Trocas, depois atuou como Líder de Mercearia Trainee, Chefe de Perecíveis, Chefe de Loja e em seguida como Subgerente. Hoje ele atua como Gerente Trainee da loja de Sombrio há quatro meses.


Os profissionais em cargos Trainee participam de diversos treinamentos para se qualificarem ainda mais. É comum que estes colaboradores tenham contato e aprendam diferentes funções dentro da empresa, ampliando seu conhecimento.

Nesses quatro anos e meio de Líder Atacadista, Jonas buscou aperfeiçoar seu desenvolvimento profissional adquirindo competências e habilidades, se adaptando aos ciclos de construir uma carreira e também aprendendo com atenção ao observar: “Me mantive sempre trabalhando e tentando absorver o máximo possível dos gerentes e gestores que passaram por mim”, afirma. E assim foi construindo sua trajetória candidatando-se às oportunidades internas que surgiram.


Apesar de algumas vezes deparar-se com medos e inseguranças, enfrentou os desafios e permaneceu com foco e capacidade para se adaptar às mudanças: “Acredito que o caminho é se preparar para as oportunidades. Assim, quando elas surgirem, possamos acompanhar o crescimento da empresa”, relata.


Destaques dos setores

Por dois meses seguidos, a loja de Sombrio ganhou destaque como FLV, padaria, açougue, frios e laticínios. Em fevereiro, ganhou também como o “Melhor Pão Francês da Rede”.


A pontuação dos destaques das lojas é mensal e baseada no sistema de quebras que todas as lojas da rede têm. Também se refere sobre a pontuação da Qualisan, uma consultoria especializada em vigilância sanitária: uma equipe técnica passa nas lojas e pontuam coisas que geralmente seriam cobradas pelos órgãos competentes: limpeza, organização, rastreabilidade, rastreabilidade de FLV e açougue.


“Temos a meta de 90% e a nossa loja vem tendo sempre a maior nota, tanto na Qualisan quanto a menor quebra”. Portanto é realizado uma média com as pontuações entre todas as lojas da rede e a loja de Sombrio seguiu disputando os prêmios de FLV, açougue, padaria e frios e laticínios.


Para envolver o time na disputa pelos prêmios, Jonas afirma que os troféus por si só já engajam a equipe a receber porque se o Líder Atacadista está ganhando, os colaboradores ganham em conjunto.


O destaque entre os setores é a oportunidade que muitos colaboradores encontram para mostrar sua capacidade de comprometimento e responsabilidade. “Buscamos sempre enfatizar as progressões que têm na rede. Temos vários exemplos de pessoas que iniciaram na base e subiram para cargos de liderança. Isso ajuda a motivar o time!”, afirma.


Desenvolvimento profissional

Para os que buscam outras oportunidades para crescimento profissional dentro da empresa, Jonas ressalta que é importante sempre entregar o algo a mais e não se limitar. “Se você é bom, vai ser chamado para várias oportunidades e para várias demandas. Às vezes a pessoa se desmotiva com isso e não foca a longo prazo, que está aprendendo e adquirindo conhecimento. No fim das contas, erros e acertos servirão como experiência para usar em alguma situação lá na frente”, destaca. No entanto, é preciso compreender as etapas que envolvem o processo de assumir novas responsabilidades: “Seja na vida profissional ou pessoal, tudo é experiência e serve de aprendizado”.

Sobre as mudanças vivenciadas nestes quatro anos, Jonas menciona que observa melhorias em muitos pontos: “Hoje evoluímos em muitos aspectos. Conseguimos executar com mais facilidade, apesar de todas as demandas e imprevistos. Também conseguimos entregar uma loja mais organizada e um aéreo mais bonito, no mesmo padrão de outros players que já estão há mais tempo no mercado”.


Do ponto de vista pessoal, construir carreira e dar novos passos “é uma responsabilidade e um desafio grande. Mas também traz muita bagagem, experiência e sigo aprendendo muito. Poder aprender e entregar resultados é extremamente gratificante”, conclui.

bottom of page