top of page

Grupo Esser inicia obra da próxima unidade Líder Atacadista e orienta sobre uso de EPIs

Colaboradores foram orientados sobre a realização de atividades com o uso de equipamentos de proteção individual

Todas as atividades profissionais que possam imprimir algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção. Esses acessórios são indispensáveis em fábricas e processos industriais em geral. Com o objetivo de apresentar a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), no dia 24 de junho os colaboradores que estão realizando as obras em Garopaba foram orientados quanto aos mais diversos tipos e funções dos equipamentos, sua obrigatoriedade de uso e de como fazer o armazenamento correto do equipamento.


Além dos EPIs, os colaboradores também receberam orientação em relação aos sistemas preventivos de combate de incêndios. A prevenção de incêndio é realizada por meio das atividades que visam a evitar o surgimento do de incêndios, impossibilitar sua propagação e reduzir seus efeitos antes da chegada do Corpo de Bombeiros Militar.

EPI para garantir a saúde e proteção

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.


Para que uma empresa possa conhecer todos os equipamentos de proteção individual que devem ser fornecidos aos seus funcionários, é necessário elaborar um estudo dos riscos ocupacionais. Esse tipo de trabalho facilita a identificação dos perigosos dentro de uma planta industrial, por exemplo, e ajuda a empresa a reduzi-los ou neutralizá-los.


Importância do EPI

O EPI é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. O uso dos equipamentos de proteção é determinado por uma norma técnica chamada NR 6, que estabelece que os EPIs sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da empresa.


É obrigação dos supervisores e da empresa garantir que os profissionais façam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual. Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da organização.



bottom of page