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Comunicação assertiva no ambiente de trabalho: importância e dicas


Comunicação assertiva é a capacidade de passar uma mensagem de forma clara, segura e sem margem para erros de interpretação ou dúvidas, baseada no respeito por ambas as partes, mensageiro e receptor.


O comunicador se mantém sereno durante todo o diálogo, mesmo quando surgem situações de conflito e, de forma empática, consegue se colocar no lugar do outro. Esse diálogo racional leva à colaboração na busca do resultado esperado e demonstra inteligência emocional e social – sempre importantes no mundo do trabalho.


Como a assertividade na comunicação ajuda você?

Ao expressar ideias e sentimentos positivos e negativos de forma aberta, honesta e direta, você ganha autoconfiança, consegue enxergar os dois lados de uma situação e encontrar as melhores soluções.


A comunicação assertiva é baseada no tratamento justo e respeitoso de todos os envolvidos. Veja alguns benefícios:

  • Sentir-se melhor consigo mesmo e com os outros

  • Desenvolver respeito mútuo

  • Ter mais facilidade de atingir seus objetivos

Você é capaz de expressar uma ampla gama de sentimentos, pensamentos e opiniões de forma que suas visões e necessidades sejam claramente compreendidas pelos demais.

Pessoas assertivas e com inteligência emocional podem ser excelentes líderes, capazes de mediar situações e ter sucesso em suas ações, além de se tornarem aquele tipo de colega ou chefe com quem todos querem trabalhar.


Importância da comunicação assertiva no trabalho

Coletivamente, a comunicação assertiva influencia os relacionamentos de trabalho, com respeito tanto entre colegas, como com clientes, fornecedores e público em geral.


Essa é uma ferramenta imprescindível para o gerenciamento de conflitos e para uma comunicação sem ruídos, de forma que demandas e processos estejam alinhados e sejam bem executados.


Sendo a empatia uma das características da comunicação assertiva, todos os envolvidos se sentem livres e seguros para apresentar suas visões e sentimentos sobre uma determinada situação.


E isso gera motivação, cooperação e pertencimento. Resumindo, em uma empresa com comunicação assertiva:

  • Os profissionais se expressam de forma compreensível e com respeito

  • Os diálogos são saudáveis e o ambiente torna-se mais agradável

  • As equipes ficam mais alinhadas e engajadas, interagindo de forma otimizada

  • Há melhor capacidade de expressão, negociação e resolução de conflitos

Elementos da comunicação assertiva

Já vimos os benefícios de uma comunicação assertiva, então, chegou a hora de conhecer seus elementos fundamentais. São eles:

  • Objetividade

  • Precisão

  • Coesão

  • Empatia

  • Respeito

  • Coerência

  • Escuta ativa

  • Motivação.

Como ser assertivo na comunicação

Chegou a hora de colocar os conhecimentos em prática, então, veja algumas dicas para se comunicar de forma assertiva no trabalho.


Gestos e postura corporal

A comunicação não ocorre somente verbalmente. Grande parte dela é não-verbal, seja na postura, em algum gesto ou no olhar. Por isso, esteja atento às suas expressões corporais, de forma que sejam harmônicas com o que você está dizendo e reforcem seu posicionamento.


Fale na hora certa

Saiba a hora certa de falar e lembre que você não precisa falar a todo instante para se posicionar. Muitas vezes, o silêncio pode ser mais assertivo do que se expressar de forma errada.


Escute de verdade

Saber ouvir é um elemento fundamental da comunicação. Escute de verdade o que está sendo dito. Coloque-se no lugar do seu interlocutor, procure entender seu posicionamento e o que ele quer comunicar. Assim você facilita a troca de informações, promove um diálogo saudável, reduz as chances de um confronto e incentiva que a sua fala também seja respeitada.


Fonte

www.poderdaescuta.com/comunicacao-assertiva/

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