968565471077145
top of page

Crescimento profissional: 6 dicas para te ajudar nessa jornada

O crescimento profissional se trata de um conjunto de ações que o profissional realiza ao longo de sua carreira visando o reconhecimento, se aperfeiçoar na área em que atua e atingir o objetivo que deseja chegar.


Precisamos deixar claro que o crescimento profissional não significa apenas ser promovido e melhorar seus benefícios, na verdade é um conjunto de ações que envolve principalmente conhecimento e maturidade profissional.


Ou seja, ele possui mais relação com as atitudes que a pessoa toma em relação a sua carreira, no investimento que ela faz para buscar aperfeiçoamento e para se atualizar.


O crescimento profissional se refere ao desenvolvimento profissional em relação a habilidades e aprendizado. Um exemplo de desenvolvimento pessoal é a comunicação, criatividade, espírito de liderança, disponibilidade para aprender e, principalmente, inteligência emocional.

Como desenvolver o crescimento profissional?

É preciso ter em mente que o crescimento profissional se trata de um processo de certa forma longo e que requer paciência e força de vontade. Mas, para que você alcance seu objetivo existem algumas ações que podem ser tomadas.


1. Defina metas claras e específicas

Assim como em qualquer outra situação em nossas vidas, o objetivo profissional precisa estar muito bem esclarecido. Um dos pontos mais importantes é conseguir traçar com clareza os pontos necessários para chegar onde deseja.


Por isso, é fundamental definir metas de curto, médio e longo prazo, além de estabelecer prazos para que essas metas sejam atingidas e também definir as ações que você irá tomar para atingir cada uma.


É extremamente importante ter em mente que toda e qualquer ação tomada deve te levar ao objetivo que você deseja alcançar.


Invista em capacitação

Essa parte do processo também é uma das mais importantes para você e para o desenvolvimento de sua carreira. Portanto, mantenha-se atualizado, faça cursos e especializações.


Precisamos desenvolver nossas habilidades técnicas mas sem deixar de lado as soft skills como a empatia, comunicação e também o senso de liderança. Essas são habilidades que fazem toda diferença no currículo de um profissional e principalmente no mercado de trabalho.


Aceite desafios

Estar na zona de conforto é algo cômodo para todos, mas nem sempre é algo bom. A zona de conforto te impede de crescer e evoluir como profissional ou em qualquer outro campo de sua vida. Por isso, aceitar novos desafios para sair dessa zona de conforto é extremamente importante para seu crescimento.


Embora esse passo possa gerar insegurança, dúvidas e até mesmo medo, aceite os desafios que irão surgir e se por um acaso de errado não se cobre por isso. Muitas vezes é preciso dar um passo para trás para que você possa evoluir, aprender e, assim, conseguir dar dois passos para frente.


Identifique pontos de melhoria

Nem sempre tudo sairá 100% como o planejado, afinal a vida não é um conto de fadas e existem imprevistos no meio do caminho que podem de certa forma atrapalhar o seu processo e desviar um pouco o seu caminho.


Por isso, nesse processo de atingir o objetivo desejado é preciso também identificar os pontos que precisam ser melhorados, não apenas nas questões profissionais como também nas questões pessoais.


Negociação e networking

O crescimento profissional e o destaque no mercado de trabalho geralmente não vem de forma fácil. É preciso trabalhar suas capacidades de negociação e fortalecer sua rede de networking, seja para negociar um novo cargo, um projeto desafiador ou para ter acesso a novas oportunidades.


Busque sempre demonstrar seu potencial através de suas habilidades, tanto técnicas quanto sociais, esteja disposto a ajudar seus colegas quando necessário e mantenha bons relacionamentos.


Cuide do seu bem-estar

É muito comum que quando traçamos algum objetivo em nossas vidas nosso desejo é alcançá-los o mais rápido possível. Mas, às vezes, na ansiedade de chegar lá, deixamos de lado nossa saúde e bem-estar. Portanto, focar na sua saúde física e psicológica também é uma tarefa fundamental nesse momento.


Fonte: https://zenklub.com.br/blog/trabalho/crescimento-profissional/

bottom of page