968565471077145
top of page

EPIs e combate a incêndio: colaboradores participam de treinamento


Saber como agir em caso de incêndio é uma habilidade importante. Compreender a importância do uso adequado de EPIs também é obrigatório. O treinamento de segurança contra incêndios ajuda a garantir que todos saibam o que fazer no caso de uma emergência.


O treinamento de segurança contra incêndios, realizado no dia 03 de setembro para os colaboradores da Obra de Imbituba Norte, abordou desde o que é extintor, tipos de extintores, triângulo do fogo, métodos de extinção e classes de incêndio.


Na oportunidade, também foram abordados assuntos como conceito, obrigatoriedade, legislação, obrigações do empregador, obrigações do empregado, tipos de EPI e tipos de EPC.


O que é e para que serve um EPI?

Os Equipamentos de Proteção Individual são regulamentados pela Norma Regulamentadora de número 6, que os define da seguinte forma: considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.


Os EPIs possuem como principal objetivo proteger a saúde e a segurança física do trabalhador em situações onde as demais Medidas de Controle de Risco não forem suficientes. Ou seja, os equipamentos de proteção individual são a última das medidas preventivas contra Acidentes de Trabalho. Assim, seu uso torna-se obrigatório e passível de multa em caso de descumprimento.


Confira abaixo dicas de como prevenir princípios de incêndio

1. Posicione as lixeiras sempre distante das tomadas. Em caso de curto-circuito os papéis ajudam a propagar o fogo;

2. Ao deixar seu local de trabalho certifique se todos os aparelhos elétricos foram desligados. Se possível, retirar das tomadas;

3. Ao armazenar produtos inflamáveis, materiais químicos e materiais de limpeza, não deixar próximos a painéis elétricos e tomadas;

4. Não deixar nenhum tipo de material como papel, papelão, plástico próximo ao carregamento de bateria das transpaleteiras elétricas;

5. Evitar sobrecarga de tomadas e equipamentos;

6. Manter seu local de trabalho sempre limpo e organizado;

7. Sendo a principal causa de incêndio em supermercados, certifique-se diariamente se logo após o uso a fritadeira foi desligada ou termostato está desligando corretamente.


Referências

https://clinimedjoinville.com.br/o-que-e-epi-e-qual-a-importancia-de-sua-utilizacao/#:~:text=Os%20Equipamentos%20de%20Prote%C3%A7%C3%A3o%20Individual,podem%20acontecer%20com%20qualquer%20pessoa.

Комментарии


bottom of page