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Ergonomia: 10 dicas para a saúde

Confira dicas rápidas e fáceis para exercer durante a jornada de trabalho

Com a intenção de prevenir acidentes, corrigir erros e diminuir riscos, o principal objetivo da ergonomia é aumentar o conforto, a saúde e a segurança do trabalhador.


Por meio da análise da postura, dos movimentos corporais, dos equipamentos usados e dos fatores físicos do ambiente de trabalho, ela busca promover a perfeita integração entre as capacidades e limitações do trabalhador, suas condições de trabalho e a eficiência do sistema produtivo.

5 dicas para quem trabalha em computadores

1. Tenha atenção à altura da cadeira. Se a cadeira estiver muito baixa, pode causar dor muscular. Muito alta, no entanto, pode causar dor nas costas. Procure manter sempre os pés apoiados;

2. Alterne, sempre que possível, sua postura de trabalho. Se você trabalha sentado, fique em pé e caminhe periodicamente e vice-versa;

3. Ajuste a distância entre seus olhos e o monitor do seu computador;

4. A altura da linha superior do monitor de vídeo deve ficar no máximo na altura dos seus olhos, nunca acima;

5. Ao utilizar celulares, mantenha o aparelho na altura dos seus olhos a uma distância de 25 cm. Busque alternar a posição da mão e revezar os dedos.


5 dicas para quem trabalha em movimento

1. Distribua o peso dos dois lados do corpo e carregue com os braços estendidos junto ao corpo. É preferível carregar duas malas do que uma, por exemplo;

2. Desobstrua o acesso à carga a ser levantada e certifique-se das condições do piso para evitar tropeções ou escorregões;

3. Nunca force um só padrão de movimento durante a jornada de trabalho. Fora dela, evite tarefas que tenham o mesmo padrão de movimento;

4. Ao pegar peças no interior de caixas ou caçambas com uma das mãos, apoie um dos braços na borda e levante com o outro. Isso alivia a força e a pressão na coluna;

5. Nunca carregue peso na cabeça. Isso pode levar à degeneração dos discos da coluna cervical.


Referências




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