968565471077145
top of page

Programa 5S: entenda como ele pode ser útil

O 5s é um método voltado para a organização de empresas, em diversos níveis estruturais. De modo geral, a proposta é que ela funcione com os recursos que precisa, que preserve os colaboradores, que esteja sempre limpa e que se mantenha em bom nível de produtividade. A curiosidade maior fica por conta do momento em que o 5s (controle de qualidade) surgiu.


O Japão acabara de sair da Segunda Guerra Mundial, momento histórico que deixou marcas profundas no país, inclusive estruturalmente. A proposta era se reerguer como nação após esse episódio, principalmente por conta dos ataques atômicos a Hiroshima e Nagasaki, mas também avançar economicamente para se tornar a grande potência que é hoje.


A metodologia, a partir desse momento, passou a ser aplicada em diversos setores da sociedade japonesa, tendo destaque nas grandes empresas. Por conta dessa nova postura diante da gestão das companhias, o desenvolvimento com base em métodos rigorosos foi possível.


Dessa forma, os resultados foram muito positivos. Mesmo tendo que lidar com a reestruturação geral, o Japão conseguiu avançar e hoje é uma das nações que mais inspiram o mundo.


Portanto, o método 5s (controle de qualidade) tem estímulos muito ligados à cultura japonesa, principalmente no que diz respeito à disciplina.


E, apesar de ser uma ferramenta muito simples, a sua efetividade acontece por ela ter sido pensada para trazer resultados concretos. É justamente isso que faz do método 5s tão utilizado em todo mundo, indo muito além do chão de fábrica, onde o seu uso foi iniciado.

Como funciona esse método

A origem do nome do método 5s é inspirado em 5 termos que dão origem aos seus pilares. São eles:

  • Seiri (senso de utilização);

  • Seiton (senso de organização);

  • Seiso (senso de limpeza);

  • Seiketsu (senso de normalização);

  • Shitsuke (senso de disciplina).

Esses princípios são aplicados nas empresas com a proposta de estabelecer um controle da qualidade baseado na cultura oriental. A seguir, entenda melhor o que cada uma das etapas dos 5s é capaz de aplicar na organização das empresas.


Seiri

O senso de utilização é um importante parâmetro para que as empresas possam organizar os seus recursos. Nessa etapa, o trabalho gira em torno de enxugar ao máximo o que é utilizado, desde papéis até equipamentos fundamentais às atividades.


A ideia é reduzir ao máximo o uso desses materiais, gerando economia, liberando espaço de armazenamento e fazendo uma gestão inteligente. Todo esse trabalho gira em torno do questionamento do que ainda é necessário à empresa.


Muitas vezes, documentos antigos ainda ocupam muito espaço em arquivos, por exemplo. Nesse sentido, a transformação digital trouxe ainda mais possibilidades para trabalhar esse aspecto na sua empresa., principalmente por meio da digitalização. Como resultado, a empresa terá menos itens para gerir, o que resulta em maior produtividade.


Seiton

No 5s (controle de qualidade) a organização também é um dos pilares para as empresas, nesse caso, tratada em Seiton. O método prega que é necessário que o ambiente de trabalho esteja organizado, facilitando o desempenho dos colaboradores. Por isso, os setores devem estar devidamente arrumados, com mesas, compartimentos e armários adequados e apresentáveis ao trabalho.


A organização é vista como uma das bases de sucesso de uma empresa, por isso o Seiton preza por aplicar essa ideia em todos os locais do negócio. É necessário relacionar objetos para criar estoques fáceis de serem geridos. Eles também devem ser organizados, separando itens por nomes e categorias. Nas mesas, apenas objetos usados frequentemente, evitando a desorganização.


Seiso

Seiso é o pilar que trata da limpeza. O povo oriental acredita que esse elemento é mais do que uma questão de higiene. Ele impacta diretamente o local, podendo proporcionar um ambiente de produtividade e de alto desempenho.


A ideia é de que manter o local de trabalho limpo é responsabilidade de todos, não concentrando isso apenas à equipe que tem essa função. Cada colaborador deve ter um papel de fiscalização ao companheiro de trabalho, além de manter boas práticas que conservem a limpeza da empresa.


Isso vai do descarte adequado do lixo até a proatividade em não manter material que deve ser descartado. Além disso, Seiso também preza pela boa aparência pessoal, exigindo higiene adequada e uma apresentação correta no trabalho.


Seiketsu

Boas práticas vão além de boas ideias e da sugestão delas. O 5s (controle de qualidade) só funcionará bem com a perpetuação das práticas, e é justamente isso que o Seiketsu traz.


Esse pilar tem como proposta de normalizar as ideias já vistas até aqui, com foco na organização, limpeza e boa utilização de recursos. Só assim é possível implementar de fato esses novos costumes, os tornando fixos.


Para isso, a empresa precisa definir regras e rotinas de fiscalização dos pilares já promovidos. A ideia é que tudo seja realmente praticado, se tornando parte integral da cultura da empresa.


Os novos valores são devidamente observados e deve haver um trabalho de reforço dessas ideias. Isso garante que os colaboradores entendam a importância dessas bases e as executem no dia a dia.


Shitsuke

Shitksuke pode ser considerado um valor de continuidade e disciplina, bastante relacionado a Seiketsu. Ele preza principalmente pelo suporte ao colaborador, de modo que ele possa continuar seguindo o 5s.


Aqui, a proposta é enraizar as novas práticas no cotidiano da empresa, mas fazendo isso por meio da capacitação. Todo apoio e instrução deve ser dado para que os resultados sejam obtidos.


A abordagem contínua desses temas também faz com que essas bases nunca sejam esquecidas. Em paralelo a esse suporte, é importante que as empresas façam avaliações regulares. Isso ajuda a entender a evolução diante das bases do 5s.


Quais são as vantagens de utilizar o 5s em uma empresa?

A aplicação do 5s (controle de qualidade) traz vantagens amplas para as empresas. Elas podem ser observadas desde o aumento da produtividade até a melhora do engajamento do colaborador. A seguir, entenda melhor como esse método faz com que as companhias funcionem melhor!


As operações são facilitadas

A melhor utilização de recursos, a limpeza e a organização de ambientes de trabalho facilitam a prática das diferentes atividades de uma empresa. Com as melhores condições possíveis, as operações são facilitadas em todos os níveis e setores de uma empresa. Os funcionários têm as condições de trabalho perfeitas, reduzindo qualquer impeditivo.


O nível de produtividade é aumentado

A produtividade é um dos fatores resultantes da aplicação do 5s (controle de qualidade). Com métodos adequados, a empresa é capaz de ter maior foco nas atividades principais do negócio.


Cada uma dessas bases propostas pelo método, incluindo as de continuidade, tornam o local de trabalho mais propício a bons resultados. A produtividade é uma consequência natural à companhia.


O local de trabalho é mais convidativo

Com os pilares de limpeza e organização, os setores são mais convidativos e permitem que o trabalhador desempenhe seu papel sem problemas. São locais em que a prática da função é feita de maneiras mais simples e menos cansativa.


A segurança na operação é obtida

A organização ajuda a manter bons métodos de trabalho, distanciando os funcionários de qualquer tipo de acidente.


Isso garante, além da preservação da saúde, a produtividade, já que as tarefas podem ser executadas sem maiores preocupações. A segurança é a chave para um bom ambiente é trabalho!


A melhora contínua é buscada

Graças ao Seiketsu e Shitsuke, as melhorias propostas pelo método 5s (controle de qualidade) são implementadas e exercidas a longo prazo. A fiscalização e o supervisionamento, acompanhados do suporte ao colaborador, garantem que a empresa terá resultados de destaque a longo prazo. Esse se torna o caminho para uma profunda mudança cultural na empresa.


Implementar o 5s (controle de qualidade) pode ser um passo importante para a reorganização da sua empresa. Essas bases foram fundamentais para uma das maiores nações do mundo em um momento importante de sua história, e também pode ser o ponto de mudança nas companhias.


Referências

https://rockcontent.com/br/blog/metodologia-5s/#:~:text=O%205S%20%C3%A9%20baseado%20em,)%20e%20Shitsuke%20(disciplina).&text=Organizar%20uma%20empresa%20%C3%A9%20uma,considerando%20diversas%20etapas%20de%20otimiza%C3%A7%C3%A3o.

Comments


bottom of page