968565471077145
top of page

Saiba o que é bloqueio criativo e entenda como superá-lo

Embora seja uma questão muito mais comum em profissionais que utilizam a criatividade para desenvolver seus trabalhos, o bloqueio criativo pode acontecer em qualquer pessoa. Inclusive, podemos dizer que a grande maioria das pessoas já passou por isso pelo menos uma vez.


Afinal, o que é bloqueio criativo?

Criado em 1947, o termo writer ‘s block veio através do psiquiatra Edmund Bergler, que estudava o motivo pelo qual alguns escritores tinham certa dificuldade para produzir ou dar continuidade no que já haviam começado a desenvolver.


Porém, hoje em dia há uma diferença onde o que chamamos de bloqueio criativo não se limita apenas aos escritores, mas também a qualquer pessoa que inicia algo novo, seja ela para qualquer finalidade e de qualquer segmento.


Ou seja, podemos entender o bloqueio criativo como um obstáculo, um período de dificuldade para iniciar ou concluir um projeto, seja ele profissional ou pessoal. Além de prejudicar nossa capacidade de definição daquilo que é importante no momento ou para o que desejamos executar, ele impede principalmente o fluxo de pensamentos.


O que ocasiona o bloqueio criativo?

Falta de planejamento

A falta de planejamento nesse momento é um fator que pode ocasionar o bloqueio criativo, gerando mais ansiedade. O fato de não saber o que virá em seguida, qual o próximo passo a ser tomado, é definitivamente uma questão a ser levada em consideração e que pode gerar procrastinação.


Falta de domínio do tema

Quando possuímos certo domínio sobre o tema ou assunto com o qual iremos trabalhar, tudo se torna mais fácil. Porém, quando não entendemos muito bem ou não temos a bagagem necessária sobre esse determinado assunto, maior será seu trabalho para desenvolver essa tarefa ou criar algo e por consequência o bloqueio pode surgir.


Perfeccionismo

O perfeccionismo é um fator que também prejudica e pode causar um bloqueio criativo, já que essa pessoa fica em constante busca pela ideia que considera perfeita. Mas, dificilmente ela irá encontrar exatamente o que busca. O passo mais importante é dar início ao que se tem em mente e assim ir aperfeiçoando até chegar no ponto que deseja.

Como superar o bloqueio criativo?

Diante de tudo que já pudemos ver sobre o bloqueio criativo, é possível entender que existem meios que nos auxiliam a superá-lo. Para isso, separamos algumas técnicas que podem ajudar nesse processo.


Encontre seu melhor horário para produzir

Cada pessoa é de um jeito e isso não é novidade para ninguém. Tem aquelas que funcionam melhor pela manhã, outras preferem a noite. O importante é que você encontre o melhor horário em que você consiga manter seu foco, concentração e dedicação na tarefa a ser executada.


Além disso, procure deixar as tarefas que não exigem tanto de sua inspiração e criatividade para serem realizadas fora desse horário, assim você pode utilizá-lo exclusivamente para as tarefas que exigem de sua criatividade, conforme mencionamos acima.


Pesquise referências

Como mencionamos no início deste artigo, o bloqueio criativo pode ser causado pela falta de domínio do assunto. Por isso, pesquisar sobre é uma etapa fundamental. Além de ampliar seu conhecimento, ajuda para que você consiga dar início ao seu trabalho.


Defina os conteúdos do seu trabalho com antecedência

Uma das consequências que podem levar ao bloqueio criativo é a falta de planejamento, por isso, é muito importante ter definido os conteúdos e tarefas que você precisa realizar. Um cronograma ou um calendário pode ajudar muito.


Isso permitirá que você tenha à sua vista todas as tarefas que precisam ser realizadas e permite com que você consiga administrar seu tempo em cada uma delas, evitando com que você se coloque sob pressão completamente desnecessária.


Como a gestão de tempo pode ajudar com o bloqueio criativo

Outra estratégia que pode ser muito eficiente nesse processo é, antes de iniciar seu dia de trabalho, planejar sua agenda, permitindo que você visualize todas suas tarefas que precisam ser realizadas naquele determinado dia e assim consiga administrar seu tempo.


Fonte: https://zenklub.com.br/blog/trabalho/bloqueio-criativo/

bottom of page