968565471077145
top of page

Prevenção a incêndios: saiba quais ações podem promover segurança

O objetivo é capacitar os participantes na ação de prevenção de combate a incêndios

Seja em casa ou no ambiente de trabalho, é fundamental sabermos quais as melhores decisões de resposta aos princípios de incêndio. Se combatido com rapidez e agilidade, é possível salvar vidas, bens materiais e evitar sua propagação.


É importante que todos saibam como utilizar equipamentos de combate a incêndio e também conheçam técnicas de ação para conter o fogo de maneira imediata e assertiva.


Pensando nisso, um treinamento de combate a incêndio foi oferecido aos colaboradores do Líder Panorâmico, em Laguna, no dia 11 de agosto, para instruções sobre como controlar um incêndio.


Os colaboradores tiveram a oportunidade de entender sobre como identificar princípios de incêndio e quais suas classes, materiais usados para combater o foco de incêndio (como extintores e hidrantes) e seus tipos, além de serem orientados quanto à reservas técnicas de água e casas de bombas.


Para combater um princípio de incêndio, segundo o técnico de Segurança do Trabalho, Ramon Silvano, é preciso destacar que somente pessoas capacitadas e treinadas podem tentar combater um princípio de incêndio. É necessário possuir formação de brigadista ou recebido orientação do setor de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS).


Confira abaixo dicas de como prevenir princípios de incêndio

1. Posicione as lixeiras sempre distante das tomadas. Em caso de curto-circuito os papéis ajudam a propagar o fogo;

2. Ao deixar seu local de trabalho certifique se todos os aparelhos elétricos foram desligados. Se possível, retirar das tomadas;

3. Ao armazenar produtos inflamáveis, materiais químicos e materiais de limpeza, não deixar próximos a painéis elétricos e tomadas;

4. Não deixar nenhum tipo de material como papel, papelão, plástico próximo ao carregamento de bateria das transpaleteiras elétricas;

5. Evitar sobrecarga de tomadas e equipamentos;

6. Manter seu local de trabalho sempre limpo e organizado

7. Sendo a principal causa de incêndio em supermercados, certifique-se diariamente se logo após o uso a fritadeira foi desligada ou termostato está desligando corretamente.


Nunca obstrua qualquer tipo de sistemas preventivos de incêndio como: extintores, saídas de emergência, hidrantes e painéis elétricos.

O que fazer em caso de princípio de incêndio

1. Desligue máquinas ou equipamentos;

2. Acione o alarme, alerte os demais funcionários do setor e procure obter ajuda;

3. Não deixe ferramentas ou materiais pelo caminho, o que pode atrapalhar o trânsito dos colegas;

4. Não volte para apanhar qualquer objeto;

5. Não use elevadores. Desça pelas escadas. O fogo e o calor caminham sempre para cima. Um incêndio razoável pode determinar o corte de energia para os elevadores;

6. Feche todas as portas que ficarem atrás de você;

 7. Localize uma saída de emergência. Procure a saída mais próxima;

8. Após evacuar o imóvel, contate os serviços de emergência assim que sair com segurança. Mesmo após extinguir o incêndio, é importante que o corpo de bombeiros seja acionado. Além disso, os bombeiros também poderão inspecionar se o fogo foi apagado de maneira adequada.

9. Dirija-se até ponto de encontro localizado no estacionamento externo da loja. Identificado com uma placa.


O papel da CIPA na prevenção de incêndios

O trabalho dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) consiste na realização de relatórios para a direção da empresa, informando sobre a segurança dos ambientes e sobre possíveis problemas e riscos que precisam de medidas e intervenções de segurança.

E um desses riscos inclui análises de riscos de incêndio dentro da empresa e as medidas cabíveis para que as mesmas sejam sanadas de forma definitiva.

Além disso, os membros também são responsáveis por entrarem em contato com órgãos e a vigilância para avaliação do ambiente e orientação quanto às melhores soluções de acordo com cada ambiente e empresa.

No caso de incêndio, o papel da CIPA também é de direcionar os funcionários na ajuda e no resgate de vidas, direcionando pessoas para saídas de emergência e evacuação do local até a chegada de ajuda especializada e técnica.

Fonte: www.mifire.com.br/2019/10/31/qual-o-papel-da-cipa-na-prevencao-e-combate-a-incendios-em-uma-empresa/

bottom of page