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A importância da escuta ativa

Quando idealizamos boa comunicação, pensamos em falar em público, ter boa dicção, mas para além disso, saber escutar também é importante. A escuta ativa ajuda a ter uma conversa dinâmica e objetiva sobre qualquer assunto, além de demonstrar respeito e atenção para o interlocutor.


Para o mercado de trabalho, a escuta ativa ajuda o gestor a saber se a equipe está alinhada com os assuntos do trabalho, além de ter poucas interrupções por conta de algum mal-entendido ou pelos colaboradores não prestarem atenção no comunicado.


O que é a escuta ativa

A escuta ativa é quando, durante o diálogo, quem está ouvindo volta toda a atenção para o diálogo e, assim, mantém a conversa eficiente.


Quando conversamos, é normal nos distrairmos pelos mais diversos motivos, como por exemplo com nossos pensamentos, o acontece em volta e entre outras interrupções. Por isso, a conversa ativa é uma técnica de comunicação que mantém o diálogo linear e eficiente, fazendo assim uma comunicação mais assertiva.


Ouvir e escutar – qual a diferença?

Apesar das palavras serem parecidas em seu significado, a diferença é enorme em um diálogo. Ouvir é o processo natural do ser humano, chamado também de audição. Escutar tem a ver com atenção e por isso, escutar se torna mais importante que ouvir.


Como praticar a escuta ativa?

Praticar a escuta ativa ajuda no entendimento, mostra a quem se está conversando que realmente está prestando atenção.


1. Se concentre no que está sendo falado

O primeiro ponto é escutar o que está sendo falado. Assim, quando começar a realmente dar atenção, a conversa se desenvolve. Por isso, o ponto para começar a melhorar sua escuta ativa é prestar a atenção no diálogo.


2. Não faça outras coisas enquanto o interlocutor estiver falando

A técnica da escuta ativa consiste em dar total atenção à conversa. Assim, é possível estar verdadeiramente focado e dando a atenção.


3. Tenha empatia

A escuta ativa pode ser resumida em empatia. Dar a atenção necessária ao próximo para que ele conte algo e perceber que está sendo escutado, faz o outro se sentir bem com isso.


Quais os benefícios da escuta ativa para a comunicação interna?

Para o mercado de trabalho, praticar a escuta ativa traz inúmeros benefícios para a construção de uma equipe focada, unida e sem qualquer desentendimento entre ela. Com isso, o colaborador ou gestor precisa saber se comunicar, para que possam entender uma dúvida, escutar um aviso ou prestar a atenção na explicação que está sendo passada.


1. Evita o mal-entendido

Com todos escutando o que está sendo falado, a mensagem é passada corretamente e assim evita mal-entendido.


2. Cria mais confiança

A confiança é necessária para qualquer relação humana e dentro do mercado de trabalho não é diferente. Quando podemos opinar e todos o escutam de forma natural e fica visível que prestavam atenção na sua fala, dessa forma a relação se torna mais sincera e harmônica.


3. Garante que todos estejam alinhados com o assunto

Esse pode ser um dos tópicos mais importantes, pois melhorando a comunicação e praticando a escuta ativa, todos entendem o que o foi transmitido. Quando um assunto é colocado em pauta com todos prestando a atenção, isso faz com que o assunto seja absorvido e garante que todos estejam alinhados.


Referências

https://www.pontotel.com.br/escuta-ativa/#:~:text=A%20escuta%20ativa%20%C3%A9%20quando,as%20falas%20do%20seu%20colega.

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