968565471077145
top of page

A importância da organização da mesa de trabalho

Talvez a primeira e mais importante vantagem de manter a mesa de trabalho organizada é a diminuição no tempo de procura de algum objeto. Outra vantagem é a sensação de limpeza, que gera bem-estar e conforto, proporcionando um ambiente agradável e, em consequência, mais propício ao trabalho. Isso colabora para o foco nas tarefas diárias, já que mesas repletas de bagunça costumam interferir na concentração, pois há muitos elementos que tendem a tirar a atenção a todo instante.


Um local de trabalho em ordem pode falar muito sobre o profissional. Quando vemos alguém com uma mesa limpa e arrumada, acabamos imaginando que aquela é uma pessoa organizada e em quem se pode confiar. Mantendo sua mesa sempre com tudo no lugar, você pode ter a chance de aumentar sua produtividade e ainda dar a impressão de ser alguém confiável e que preza pela organização.

Como organizar a mesa de trabalho?

Como é possível na rotina cansativa do dia a dia conseguir manter a mesa de trabalho sempre organizada e limpa? Encontre abaixo algumas dicas úteis:


Preze pelo minimalismo

Na hora de organizar sua mesa de trabalho lembre-se de algo muito importante: menos é mais. Por isso, selecione apenas o que for de extrema importância e que será útil para o seu trabalho. Se for preciso, deixe apenas o computador, um lápis e uma caneta. Não importa se sua mesa parecerá muito “crua”: se não há muito o que colocar na mesa, também não haverá muita bagunça.


Organize os seus pertences com inteligência

Reduzir os objetos é o primeiro passo, mas a tarefa ainda não acabou. Agora é preciso distribuir bem os objetos que restaram em sua mesa. Para isso deve-se fazer uma organização inteligente. Busque criar hierarquias entre esses pertences, de acordo com a frequência que os usa. Assim, os objetos que você sempre utiliza ficam mais próximos de você e aqueles de que você não precisa com tanta frequência ficam mais afastados.


Tenha o hábito de fazer limpezas

Pode ser logo no início ou no fim do expediente. O importante é tirar um tempo para manter a limpeza e organização da mesa de trabalho. Se você sentir que tem tempo livre, pode fazer essa limpeza diariamente, ao final de cada expediente, reservando aqueles minutinhos finais para deixar tudo em ordem para o dia seguinte. No entanto, nem sempre isso é possível devido à rotina atarefada.


Uma possibilidade é fazer uma boa limpeza no último dia de trabalho da semana, já que provavelmente é o momento em que sua mesa já estará bem bagunçada de toda a movimentação dos dias anteriores. Aproveite para usar os minutos finais do expediente para dar aquela geral em seu local de trabalho, deixando tudo organizado para a próxima semana.


Faça suas anotações sempre no mesmo lugar

Durante um dia de trabalho costumamos fazer diversos tipos de anotações. São números de telefone, endereços, nomes de pessoas, datas, enfim, inúmeras informações. Para conseguir encontrar tudo isso depois, o ideal é que anote tudo apenas no mesmo lugar. Isso evita que sua mesa fique cheia de papéis espalhados no final do dia.


Não exagere na decoração

Isso aqui também se relaciona com a primeira dica. Afinal há muitas pessoas que gostam de manter a sua mesa de trabalho sempre bem decorada, porém, enfeitar demais esse local onde precisará ter foco e concentração pode não ser uma boa escolha.


Priorize a sua organização

Mesmo que as obrigações e trabalho do dia a dia tomem todo o seu tempo, não deixe a limpeza de sua mesa como algo sem importância. Na verdade, a dica é tratar a organização do seu local de trabalho como uma prioridade, assim como aquele e-mail, ou aquela ligação que você não pode deixar de fazer.


Aposte na metodologia dos 5S

O programa 5S foi desenvolvido no Japão logo após a Segunda Guerra Mundial e ajudou empresas a melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços. A metodologia tem esse nome devido aos cinco pilares que a formam, cada um deles começando com a letra S.


Seiri — Senso de utilização

Nada mais é do que separar o útil do desnecessário e eliminar do espaço de trabalho tudo aquilo que não contribui para a sua produtividade. É um dos pontos mais básicos para organizar a mesa de trabalho e conseguir mantê-la em ordem.


Seiton — Senso de organização

Definir um lugar para cada coisa e manter cada coisa em seu devido lugar também faz parte de manter uma organização eficaz, evitando bagunça e excesso de itens no espaço.


Seiso — Senso de limpeza

O conceito é simples: manter o ambiente limpo e evitar sujá-lo. Parece bobo, mas um lugar organizado e livre de sujeira faz muita diferença no ânimo — e na saúde também, já que pessoas alérgicas sofrem com a menor poeirinha acumulada.


Seiketsu — Senso de saúde e higiene

O senso de saúde e higiene está bem ligado aos outros S. Nada mais é do que colocar em prática alguns padrões para garantir a organização e a limpeza do ambiente. Dessa forma, você cria regras básicas para manter o que foi conquistado — caso contrário, com dois dias (ou menos) sua mesa vira o caos novamente.


Shitsuke — Senso de disciplina

Por fim, você precisa assumir a responsabilidade de seguir os padrões que criou para manter a mesa de trabalho organizada. É exatamente a consciência que o Seiketsu passa, de se comprometer todos os dias com a ordem e a limpeza do lugar.


Referências

https://rockcontent.com/br/talent-blog/organizar-a-mesa-de-trabalho/

https://br.indeed.com/conselho-de-carreira/desenvolvimento-de-carreira/como-organizar-mesa-trabalho

bottom of page