968565471077145
top of page

Como ser mais comunicativo e por que isso ajuda na carreira


Aprender como ser mais comunicativo é benéfico tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional. No âmbito pessoal, você tem muito mais chances de ter sucesso nos relacionamentos, incluindo os afetivos e familiares. Também consegue resolver todas as questões práticas e burocráticas com muito mais facilidade. Já na carreira, as habilidades de comunicação são decisivas para evoluir profissionalmente, criar oportunidades e atingir objetivos.


Afinal, comunicar-se com os outros é uma das tarefas centrais na rotina de trabalho, principalmente em profissões que exigem um forte espírito de equipe e a colaboração contínua no dia a dia. De modo geral, os profissionais que se comunicam melhor têm mais sucesso nas negociações, fazem um networking promissor e aproveitam sua capacidade de persuasão para implementar as ideias e crescer na profissão.


Benefícios de ser comunicativo no trabalho

Ser comunicativo no trabalho traz mais oportunidades e ajuda você a alcançar seus objetivos profissionais – seja um novo emprego, uma promoção, um aumento de salário ou a liderança de um novo projeto, por exemplo.


Hoje, a comunicação efetiva é uma das competências mais procuradas pelos recrutadores e valorizadas pelas empresas: de acordo com uma pesquisa publicada pelo LinkedIn em 2021, a boa comunicação é a terceira habilidade mais escassa entre os candidatos entrevistados pelas empresas. Além disso, a inteligência emocional e trabalho em equipe, ambos intimamente ligados à capacidade de se comunicar bem, aparecem como as soft skills mais desejadas no mercado de trabalho global.


As vantagens já começam na entrevista de emprego, quando os candidatos que se expressam melhor e conseguem transmitir seus conhecimentos e experiências ao recrutador saem na frente. Dentro da empresa, o caminho do crescimento profissional se abre mais facilmente para quem sabe dialogar com a equipe e os gestores, se posicionar na hora certa e adequar seu discurso a qualquer pessoa e situação.


9 passos para ser mais comunicativo

Confira as melhores dicas para colocar em prática.

1. Aprenda a ouvir

O primeiro passo para se comunicar melhor em qualquer situação é aprender a ouvir os outros. Com “ouvir”, queremos dizer praticar a escuta ativa, que é um exercício de compreensão das necessidades alheias. Dessa forma, você começa a absorver melhor o que as pessoas estão dizendo e emitir opiniões mais coerentes, melhorando sua capacidade de entregar a mensagem correta sem ruídos e dentro do contexto.


2. Treine para falar em público

Aprender a falar em público é um exercício fundamental para melhorar sua comunicação no ambiente de trabalho. Obviamente, você vai precisar dessa habilidade para fazer apresentações e discursar em eventos.


Mas, além da função prática, saber falar em público também melhora sua capacidade de se comunicar no dia a dia. E é assim porque você treina todos os pontos essenciais para se expressar bem e envolver as pessoas.


3. Aprenda a ler a linguagem corporal

Ouvir as palavras que alguém pode não ser suficiente, pois as pessoas também falam com o olhar, expressões faciais, movimentos corporais e tom de voz, por exemplo. Para aprender como ser mais comunicativo, você terá que dominar as bases da linguagem corporal e ir além do discurso verbal.


Essa habilidade é importante para entender o que as pessoas realmente pensam.

Muitas vezes, o indivíduo demonstra claramente a contradição entre o que está sentindo e o que está falando com suas expressões.


4. Melhore sua escrita

Quando se fala em ser mais comunicativo, a primeira imagem que vem à mente é a melhora da comunicação oral. No entanto, a comunicação escrita é igualmente importante, principalmente no ambiente de trabalho, em que estamos sempre redigindo e-mails, comunicados e mensagens. Por isso, vale a pena trabalhar as habilidades de redação para escrever de forma mais clara e humanizada.


5. Use a comunicação não violenta

A comunicação não violenta (CNV) é uma excelente metodologia para criar relações de confiança dentro da empresa.

Ela se sustenta em quatro principais pilares:

  • Observação: saber separar fatos de julgamentos e observar as pessoas sem preconceitos, para de fato entender a situação antes de emitir opiniões

  • Sentimento: avaliar o que a pessoa está sentindo e entender como ela reage às nossas colocações, e também falar sobre nossos sentimentos

  • Necessidades: entender o que o outro quer e falar sobre o que precisamos também

  • Pedido: saber pedir as coisas às pessoas sem soar como uma imposição ou exigência, explicando exatamente como queremos que seja feito.

Se você souber usar a CNV, terá mais chances de criar conexões com as pessoas, evitar conflitos e ser visto como um profissional equilibrado e confiável.


6. Faça networking o tempo todo

Saber como ser mais comunicativo no trabalho também envolve o networking que você faz dentro e fora da empresa. A todo momento, você deve buscar oportunidades de se conectar com novas pessoas e aumentar sua rede de contatos profissionais. Também é importante ter contato com profissionais de outras áreas e todos os níveis hierárquicos, além de se relacionar com clientes e parceiros.


7. Tenha uma postura colaborativa

Os profissionais que fazem da colaboração sua marca registrada são vistos como pessoas comunicativas e proativas na empresa.


Por isso, lembre-se de contribuir com projetos, apoiar colegas, trabalhar em equipe, dar ideias e estar sempre se comunicando de forma positiva no trabalho.


Fonte:

https://www.poderdaescuta.com/como-ser-mais-comunicativo-e-beneficios-para-a-carreira/

bottom of page