top of page

Operadores de empilhadeira recebem treinamento

O objetivo do treinamento é capacitar os colaboradores a movimentar cargas, por meio de conhecimentos sobre a forma correta de operar empilhadeiras

Todos operadores de empilhadeiras devem se capacitados adequadamente para que possam transportar, empilhar e desempilhar mercadorias sem qualquer prejuízo a saúde.


Para promover a formação profissional e o aperfeiçoamento das habilidades para operação segura de empilhadeiras, colaboradores do Líder Atacadista participaram de uma capacitação necessária conforme as normas regulamentadoras.


O treinamento realizado no Instituto Esser, dia 26 de julho, contou com 36 colaboradores das lojas de Tubarão, Capivari de Baixo, Laguna, Orleans e Braço do Norte. O curso aborda conceitos e práticas sobre operações e procedimentos para reconhecimento, análise e prevenção de riscos associados ao manuseio e condução do equipamento.


A má operação das empilhadeiras, o treinamento deficiente dos operadores e a manutenção insuficiente são fatores que podem contribuir significativamente a ocorrência de acidentes. Os atropelamento e tombamentos, por exemplo, estão entre as principais causas de acidentes com empilhadeiras.


O que são NR11 e NR12?

A Norma Reguladora 11 estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho no que se refere ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual.


Já a Norma Reguladora 12 tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos estejam seguros para uso, definindo referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, assim como a prevenção de acidentes e doenças laborais.


A NR11 e a NR12 não apenas possuem recomendações que evitam acidentes, como ajudam os operadores a obter o melhor desempenho das máquinas.



bottom of page